Comportamentos que provam que meu cão precisa ser socializado

Tempo de leitura: 2 minutos

Muito já falamos sobre a socialização do cão e como fazer-la acontecer, mas é sabido que ainda existe muita dúvida quanto a quando meu cão realmente precisa ser socializado. Cães socializados tendem a ter mais facilidade de ser adestrado, por isso é muito importante criarmos outro artigo que martele mais uma vez sobre esse tema.

Quando os cães precisam ser socializados

  • Cães violentos com as crianças: cães não podem encarar as crianças como ameaças. Se seu cão tem tal comportamento, comece a verificar como fará para socializar o cão, pois fatalmente será necessário. Cães que acham que crianças são ameaças, uma hora ou outra podem ferir as crianças em momentos de descuido de seu dono.
  • Cães que não podem sair na rua: Se seu cão fica muito agitado quando for passear, comece a verificar uma forma de socializá-lo com maior frequência, além de ver outros meios de promover essa socialização. Você pode, por exemplo, apresentá-lo outros animais ou lugares.
  • Cães que têm medo de tudo: Cães que têm medo de tudo, normalmente são cães não socializados. O cão precisa sentir-se confortável, seja na presença de seu dono ou não. Portanto apresente coisas para ele, desde as mais comuns até as mais estranhas, para ele ir se acostumando com qualquer tipo de objeto.
  • Cães que brigam com outros cães da casa: Esse é um problema muito comum entre cães que dividem a mesma casa com outros cães, normalmente cães da mesma família. Isso acontece por que um (ou os dois) dos cães querem brigar pela liderança do local. Cães com esse comportamento precisam entender que o líder é seu dono e não cada um deles. Isso também significa que esse cão precisa ser socializado.
  • Cães que não respeitam seu dono: Imagine um cão que não obedece seu próprio dono e por vezes é até mesmo agressivo a ele. Pois é, um cão com essas características por vezes pode significar que o cão precisa ser socializado, para entender que na verdade existe uma hierarquia que ele precisa respeitar para “sobreviver”.

Não tenha vergonha de pedir ajudar

Toda ajuda é bem vinda e você pode deixar seu comentário ou dúvida. Sugerimos ainda que você faça um curso de adestramento de cães para que você adquira a habilidade de lidar com o seu cão de forma efetiva.

Hoje, com a internet, essa possibilidade se torna real através de cursos online de adestramento de cães para pessoas iniciantes ou leigas. Para maiores informações, clique no banner abaixo e boas aulas!