Como adestrar um Pug?

Tempo de leitura: 4 minutos

Originários da França, o Pug é um cachorrinho com orelhas caídas, tendo como raça mais próxima a deles o Pequinês, que apresentam certas caraterísticas em comum, além de histórias similares. Classificado como cães de companhia, o Pug faz parte do grupo dos Toys, podendo pesar entre 6 a 8 Kg, tendo sua aparência no geral maciça e quadradas, o que acaba transparecendo em sua forma compacta, além de suas partes e musculaturas bem firmes.

Características

A característica mais original de raça é a sua cabeça, a qual deixa ainda mais marcante a sua presença e chama muito a atenção. Sendo redonda quando olhada de frente, o Pug tem o focinho bem achatado mesmo quando visto de perfil. Seus olhos são redondinhos, expressivos, escuros e cheios de vida. Já as orelhas são bem ajustadas na cabeça e geralmente são na cor preta, o que dá um destaque em sua pelagem.pug1-300x199[1]

Esse cachorrinho também é muito marcante pelas rugas presentes em sua cabeça, onde são bem fáceis de ver e são bem profundas, existindo algumas maiores na região do focinho. Outra característica importante do Pug é em relação a sua cauda. A mesma fica localizada acima da garupa e é fortemente enrolada. Essa cauda duplamente enrolada é mais do que ideal para criadores que buscam maior resistência.

O Pug possui somente duas cores, porém as mesmas aparecem em várias tonalidades diferentes de preta e amarelo.

Temperamento

O Pug é muito fiel ao seu dono, se tornando facilmente mais do que um companheiro inseparável. Com certeza ele irá acompanhar o seu dono para todos os lados, até mesmo sem ser convidado. Além disso, o Pug é muito sociável, se adaptando rapidamente com novas pessoas e ambientes estranhos, podendo também ser bem amigo e cuidadoso com os outros animaizinhos da casa, sendo considerado uma das raças mais dóceis.90[1]

Já em relação ao seu latido, o Pug possui uma característica diferenciada, pois o seu som é muito parecido com um roncar, feito com intervalos de grunhidos como se ele estivesse engasgado. Por isso, não se estranhe quando ele começar a latir, pois quando quiser avisar algo ou demonstrar comunicação o seu som irá se tornar mais longo e bem agudo. O mesmo está classificado na 53 posição do ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Vantagens do Pug

O Pug é muito carinhoso e não apresenta sintomas de carência excessiva, são bem inteligentes e brincalhões. Além disso, se dão muito bem com outras pessoas e não dão muitos gastos referentes a petshops. Mais uma vantagem é que eles latem somente quando necessário, não necessitam de muita atividade física, adoram idosos, crianças e são sempre muito limpos.

Desvantagens

Algumas desvantagens dessa raça é que podem correr risco de hipertermia e não se dão muito bem com temperaturas elevadas. Custam um pouco caro, em média de R$ 1000,00 a R$ 3.000,00 dependendo da sua ninhada, além de roncarem bastante é um cão que possui muita tendência para engordar caso não cuidado corretamente.

Curso Gratuito de Adestramento de Cães

Em relação ao adestramento, o Pug é uma raça muito obediente e inteligente, aprendendo os comandos facilmente. Por isso, você não terá problemas em relação a ensina-lo, desde que seja do início, o pegando filhotinho. Esse cãozinho todo enrugado, além de ser muito fofo e amoroso, gosta de brincar e também dormir bastante, por isso com certeza será um ótimo companheiro não somente para o dia mas também para a noite.pug[1]

Assim como acontece com as outras raças, o adestramento de um Pug não é algo que você aprenderá em um único artigo. Por isso, em parceria com o especialista em comportamento canino Hélio Rovay Júnior, cinotécnico há 21 anos e co-fundador da Cachorro Classe A, estamos disponibilizando esse curso online e gratuito de adestramento básico para cães: Entendendo a Mente do Cão

Para se inscrever gratuitamente acesse:
http://cachorroclassea.com.br/curso/inscricao-curso-emc

5674labrador-4[1]

Além disso, aqui no portal www.adestracaodecaes.com.br existem alguns artigos que vão lhe ajudar e muito no adestramento do seu Pug.

  1. Por onde começar o adestramento de cães?
  2. Brinquedos que ajudam no adestramento de cães.
  3. A forma correta de recompensar o cão no adestramento.
  4. A forma correta de corrigir o cão.
  5. Seu cão dando a pata.
  6. A arte de ensinar o cão a sentar.
  7. Ensinar o cão a fazer as necessidades no local correto.

É importante dizer que você mesmo pode adestrar o cão. A contratação de um profissional da área trará grandes benefícios, mas é muito importante você mesmo desenvolver essa aliança com o cão.

Então, se você quer ir além e fazer um curso completo de adestramento, nós indicamos um curso que tem um altíssimo grau de satisfação entre os leitores do blog.

Clique na imagem abaixo para maiores informações:

Web