Como adestrar um Pastor Alemão

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pastor Alemão, sem dúvida, é uma das raças mais procuradas para a compra. Sua aparência elegante favorece para esse número. Além disso, suas características, que a propósito estarão descritas neste post, também influenciam fortemente para esse número. Por ser um cão bastante inteligente e obediente, é um cão que está bem mais favorável ao adestramento. Além disso é veloz e bastante esperto, o que contribui para tarefas de proteção.  

Características físicas e comportamentais

O estado sempre alerta, a lealdade, agilidade e coragem provenientes da raça, fazem com que seja utilizado em muitas e diversas situações pelo homem, como cão de guarda, nas forças policiais, farejando entorpecentes, explosivos ou pessoas desaparecidas, fazendo buscas em matas indicando pistas ocultas, onde é aproveitado o seu excelente faro; esse comportamento difere muito de outras raças, que, na maioria das vezes, precisam ser estimuladas para continuar farejando. Atua também como cão de salvamento, cão-guia e de companhia, trabalhando com grande responsabilidade. Carinhoso e amoroso, e com notável personalidade calma e tranquila, destaca-se a sua inteligência e o seu caráter equilibrado.

A estrutura óssea do Pastor Alemão , apesar de fina, é compensada pela forte e atlética musculatura, onde a sua altivez e atitude constantemente vigilante, demonstra sua postura imponente. Por possuir entre seus dotes a autoconfiança, desembaraço, agilidade e principalmente por causa de sua inteligência, obedece bem aos programas de treinamento, onde muitos são treinados com o propósito de defesa ao dono ou dos demais membros da família. O Pastor Alemão responde com personalidade de incorruptibilidade, fidelidade e muita coragem na defesa.

Convive bem com animais domésticos e mostra-se muito tolerante em relação às crianças e brincadeiras com as crianças. A raça abrange cães com pelagem curta e pelagem longa, cujas cores variam entre preto com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, até a cinza claro. Também existe preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro (encarvoado); máscara e manto pretos.

A altura dos machos está entre 60 e 65 cm e as fêmeas entre 55 e 60 cm , medidos sempre a altura da cernelha. Os exemplares machos pesam entre 30 a 42 kg, enquanto que as fêmeas pesam entre 22 e 32 kg. As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, aprumadas e eretas, alinhadas, sem inclinação lateral. Apresentam cauda longa, estendendo-se até pelo menos a ponta do jarreta, apresentando uma pelagem mais larga na sua porção inferior.

O Pastor Alemão necessita de caminhadas diárias, de corrida ou sessões de jogos, dando especial atenção à sua alimentação e exercícios como medida preventiva para a obesidade.

Envolvimento do cão com a família

Originalmente usado para cuidar de rebanhos, o pastor alemão está hoje em usos mais distintos. Hoje, por exemplo, podemos encontrar pastores alemães como cães de guarda, cães policiais e etc. Portanto é um cão bastante versátil. Tudo isso é contribuição de sua personalidade.

Os pastores alemães são muitos fieis e leais, portanto muito útil para proteção patrimonial. Fará de tudo para proteger sua casa, a família de seu dono e, até por instinto, sua própria vida. Seu apego com seu dono é grande, principalmente se criado desde filhote. Inclusive, se criado e habituado desde filhote, é um cão que consegue se socializar com pessoas e animais que muitas vezes geram preocupação, como crianças, idosos e gatos.

Cachorros dessa raça são muitas vezes considerados como membro da família, pois possui um envolvimento muito forte com seus donos. Contudo, vale ressaltar, que são cachorros que tem pretensão ao aborrecimento se deixado de lado. É muito comum vermos cães dessa raça mau-humorados, raivosos e aborrecidos, mas creia que isso se dá pelo fato de seus criadores não terem feito um bom trabalho na criação do cão, pois pecaram em fatores que são cruciais para a crianção do cão, como a adequação do estilo de vida, que pode ser entendido neste post.

Processo de adestramento do pastor alemão

A primeira coisa, e talvez a mais importante, é começar o processo de treinamento desde filhote. Esse passo é importante não só para os pastores alemães, mas também para qualquer raça. É importante ter em mente que nunca é cedo para começar. Os cães começam a reagir bem à adestração desde dois meses de idade. Contudo, mesmo para cães mais velhos, a adestração é possível.

Dedique um tempo diário para brincar com o seu cão. O cão precisa saber que a vida é divertida e por isso não há motivos para aborrecer-se. Brincadeiras como deitar no chão com o cachorro, com muito cuidado para não perder o título de líder, podem ser bastante divertidas para o cão e terá o papel de relaxá-lo, para aliviar o stress e o aborrecimento. Claro, esteja sempre preparado para agradar o cão caso ele faça algo que você queira que ele repita.

Como cães dessa raça gostam bastante de exercícios, gastam bastante energia. Não esqueça de alimentar e dar água para o seu cão com frequência. Cães com forme ou sede não tendem a ser bem produtivos e, se forem, podem esquecer com o tempo os comandos passados.

Cães pastores alemães gostam bastante de servir. Isso é característica da raça. Então é importante usar essa característica à seu favor. Mostre que você se aborreceu se ele fez algo errado. Muitas vezes deixar de acariciar é o suficiente. Mas se não for, tenha em mente que comandos curtos sempre dão certo para cães, como pode ser visto neste post. Se o cão estiver fazendo algo de errado, use o comando “Pare”, ou qualquer outra palavra parecida. Nunca misture comandos com o nome do cão, pois isso o deixará confuso.

Membro da família, mas nem tanto

Como foi falado a cima, cães dessa raça muitas vezes são associados à membros da família. Mas é importante ter cuidado nisto, pois cães que têm esse status na família normalmente têm tudo o que querem e precisam. É crucial que o cão saiba que quem manda são seus donos, que quem o líder é seu proprietário. Tenha em mente que é um cão, e você precisa domá-lo. Não tente a sorte de seu cão ser um doce de cão sozinho, você precisará dar a ele motivos para ser isso.

Adestre um Pastor Alemão você mesmo

Aqui no portal www.adestracaodecaes.com.br existem alguns artigos que vão lhe ajudar e muito no adestramento do seu Pastor Alemão.

  1. Por onde começar o adestramento de cães?
  2. Brinquedos que ajudam no adestramento de cães.
  3. A forma correta de recompensar o cão no adestramento.
  4. A forma correta de corrigir o cão.
  5. Seu cão dando a pata.
  6. A arte de ensinar o cão a sentar.
  7. Ensinar o cão a fazer as necessidades no local correto.

Dicas como essa e outras mais é possível ser encontrada no curso de Adestramento de Cães fornecido pela curso24horas. Faça um curso de adestramento de cães e adestre o seu próprio cão. Se você é do tipo de pessoa que não gosta de deixar o seu cão com estranhos, ou mesmo quer que o seu cão torne-se mais ainda próximo a você, adestre você mesmo seu cão. Os artigos desse portal o ajudarão, mas o curso fará de você ainda mais sábio no assunto. Acesse a página de apresentação do curso ou vá até o banner do curso para ir diretamente ao curso.

Web