Como adestrar um Labrador

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.

Muito comum entre as residências, o cão labrador possui ótimas qualidades que facilitam seu processo de adestramento. É um cão adorável e, apesar do seu tamanho, é muito manso. Isso, muitas vezes, atrai a atenção de pessoas que pretendem comprar um cão para que viva no meio de crianças e pessoas idosas. Não existem sérias dificuldades para a criação de um cão dessa raça, especialmente se o cão for adquirido quando ainda filhote. Mas quais características de cães dessa raça e como deve ser feito o processo de adestração? Qual a personalidade? Devo mesmo confiar em um cão dessa raça?

Personalidade do Labrador

O labrador é um cão que possui um relacionamento muito adorável com seus donos. É um cão que ama e demonstra esse amor, por isso é muito carinhoso, alegre e dinâmico. Essa característica, portanto, é a que mais faz atrair pessoas que procuram um cão para a criação. Esse amor é muito bom para crianças e pessoas idosas, inclusive cães dessa raça são muito usados para terapias.yellow-lab-names[1]

É um cão que gosta bastante de se exercitar, pois é muito elétrico. Portanto a adestração deve sempre ser voltada à inclusão de exercícios físicos, correria e etc. Cães dessa raça amam correr, nadar, buscar objetos e atividades desse tipo. Por isso, principalmente se você tiver áreas grandes para brincar, é sempre importante levar o cão para passear e exercitar-se. Esse cão gosta de andar bastante. Ele não se sentirá satisfeito com uma simples caminhada de um quarteirão.

Outra atividade que o labrador gosta bastante é nadar. Se o dono do cão tiver uma piscina, pode ter certeza, ele irá querer nadar e será difícil tirá-lo da água, principalmente em dias quentes. Como o cão gosta de exercitar-se, ele prioritariamente irá querer dar braçadas dentro da água.

Vale também falar que o cão gosta bastante de comer, por isso é ainda mais importante uma rotina diária de caminhada com o cão. Os cães da raça labrador facilmente engordam, o que pode ter como consequência a obesidade. Inclusive a obesidade é muito comum em cães dessa raça. Para não ter um cão com problemas de obesidade, que muitas vezes facilita a morte, é importante que o labrador esteja sempre envolvido em alguma atividade física.labrador-retriever[1]

Características

Esse cãozinho pode pesar aproximadamente de 34 a 45 Kg macho e fêmea, tendo uma altura de 55 58 cm. Suas cores são bem comuns, podendo ser preto, marrom chocolate e o mais tradicional que são os amarelos. O Labrador possui camadas duplas de pelo, onde uma é externa, dura e bem comprida, já a outra é a parte debaixo composta por uma pelagem macia e bem fina. Já em relação a suas orelhas do Labrador, as mesmas possuem um formato triangular, tendo um tamanho médio e sendo bem caídas.

Temperamento e Comportamento

Essa raça é muito brincalhona e extrovertida, além de ser agradável, simpático e extremamente ativo. O Labrador tem como principal característica a sua lealdade e obediência, dedicando toda a sua vida para os seus donos. Pelo fato de possuírem muitas habilidades quando treinados, os Labradores são muito utilizados como guias de pessoas cegas e na prática de busca e caça.

Outra característica desses cãozinhos é a sua função de múltiplas habilidades, podendo serem usados para resgates e até mesmo farejamento. Se adaptam facilmente em relação a todos os membros da família, se dedicando o máximo possível para todos. Essa raça não é nada solitária, por isso, é importante a presença da família com muita atenção e carinho.

Cuidando de seu cãozinho

Os filhotes dessa raça são muito fofos e sempre cativantes e quando se tronam adultos continuam ainda mais simpáticos quanto antes. Por isso, cuide bem de seu Labrador e tome os cuidados necessários com ele. É importante ressaltar que o Labrador necessita de muita atividade física, por isso, se você não possui muito tempo para poder passear e exercita-lo, nem pense em ter um animalzinho desses.27740[1]

O Labrador possui muita tendência para engordar, podendo ficar até mesmo obeso. Para evitar problemas futuros em sua saúde, controle a sua alimentação e não exagere com a ração. Sempre coloque a quantidade indicada no saco da embalagem, mas nunca distribua comida a vontade, pois eles são muito comilões e já mais irão rejeitar uma boquinha.

Em relação a temperaturas, você não deve se preocupar. Os Labradores possuem uma forte resistência referente a calor e frio. Por serem uma raça bem sociável e ativa, necessitam de exercícios diários para que possam esbanjar tanta euforia, caso contrário, você terá sérios problemas com suas coisas. Com certeza, esse cãozinho amoroso e simpático será um ótimo membro em sua família, lembrando que o Labrador gosta de ficar dentro de casa, indo ao quintal somente para brincar. Por isso, reserve um cantinho para dele, dessa forma você terá um cão feliz com muito amor para dar a você e toda sua família.

A Adestração do Labrador

Como pode ser visto no nosso post sobre as raças mais fáceis para adestração, o labrador é uma raça de cão muito fácil de ser adestrada. Além de sua característica inteligente, o cão quer agradar seus donos. Seu envolvimento mais profundo com seus donos influencia para isso. Portanto, essa característica amável pode ser usada na adestração. Eles farão qualquer coisa por algum agrado, carinho ou, até mesmo, um petisco.Labrador_Retriever_face[1]

Apesar dos pontos fortes citados acima, alguns donos de cachorros dessa raça enfrentam problema na adestração do mesmo, pois, explicam eles, que o cão é indisciplinado. Mas é muito importante saber relacionar as técnicas de adestramento com as características do cachorro. Cachorros dessa raça gostam de atividades interessantes e divertidas, é isso que eles querem. Um bom exemplo disso, é fazer a adestração do cão ser como um jogo, pois cães labradores gostam de jogar e, se eles encararem tudo como um jogo, levarão a atividade mais a sério.

É importante que a adestração comece cedo. Desde filhote o cão deve ser capaz de obedecer comandos curtos e simples. Sem isso, será mais dificultoso o cão obedecer a comandos mais complexos. É um cão bastante obediente, mas é interessante essa obediência vir desde o berço.5674labrador-4[1]

Aqui no portal www.adestracaodecaes.com.br existem alguns artigos que vão lhe ajudar e muito no adestramento do seu Labrador.

  1. Por onde começar o adestramento de cães?
  2. Brinquedos que ajudam no adestramento de cães.
  3. A forma correta de recompensar o cão no adestramento.
  4. A forma correta de corrigir o cão.
  5. Seu cão dando a pata.
  6. A arte de ensinar o cão a sentar.
  7. Ensinar o cão a fazer as necessidades no local correto.

É importante dizer que você mesmo pode adestrar o cão. É claro que a contratação de um profissional da área vai trazer resultados maiores, mas é muito importante você mesmo desenvolver essa aliança com o cão e não uma outra pessoa que provavelmente terá um único contato com o cão. A curso24horas oferece um curso de adestração de cães, onde qualquer pessoa pode tornar-se um adestrador. Faça o curso e tenha resultados garantidos.

Web

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.
Topo


Topo