Como adestrar um Chow Chow

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.

Chow Chow é uma raça muito comum entre as pessoas. Isto normalmente se dá pelo fato do cão ser um cão robusto e, ao mesmo tempo, um cão de boa aparência. É um cão que pode tornar-se muito ativo na família, até mesmo com crianças e pessoas idosas. Um cão dócil, generoso e que quer agradar ao dono. Contudo, vale ressaltar que se o cão for deixado de lado e não ensinado corretamente, ele poderá ser tornar agressivo, anti-social e dominador. Por isso é importante estudar técnicas de adestração, para que o cão consiga ser adestrado e ensinado por seu próprio dono.

Características Físicas e Comportamentais

A característica mais marcante e singular do Chow Chow é o fato de, diferente dos outros cães, possuírem a língua azul ou preto-azulada, como algumas espécies de ursos. O Chow Chow tem o focinho curto e achatado e o corpo quadrado. Late pouco, dando sinal apenas quando algo diferente está acontecendo, alertando o dono. Esses exemplares da raça possuem uma alteração chamada entrópio, causada por uma anormalidade nas pálpebras, precisando de limpeza frequente nessa região.

Possuem aparência robusta, pelagem muito densa, espessa, reta, podendo ser lisa ou áspera, um pouco dura ao tato, com subpelo suave e lanoso. Nas regiões do pescoço e cabeça tem maior quantidade de pelo. Quanto à coloração, a pelagem pode variar entre a cor creme avermelhado (é a mais comum), passando pelo creme claro, branco acinzentado e preto.

As orelhas dos exemplares dessa raça são pequenas, grossas, pontiagudas e são bem separadas entre si. Os olhos do Chow Chow são escuros , pequenos e têm a forma amendoada. Portador de dorso curto, reto e forte, a raça tem o peito largo. Sua cauda é alta, de cor geralmente mais clara do que o restante do corpo. São cães de personalidade teimosa e decidida, também são muito independentes.

Tem comportamento agressivo, é um animal de grande porte e força maxilar muito forte. O Chow Chow é muito desconfiado com estranhos e não demonstra quando vai atacar alguém. Muitas vezes ataca de surpresa. Os cães Chow Chow costumam ficar atrás do dono o tempo todo. É uma raça potencialmente leal, protetora e dominante.

Processo de adestramento de um Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro que gosta bastante de brincar. Por isso, ao adestrá-lo, tenha em mente que um jeito de fazer o cão gostar das sessões de adestramento é saber relacionar essas sessões com atividades que possuem brincadeiras. O cão se divertirá e não sentirá-se facilmente entediado com as sessões de adestração. Fazendo isso, o cão até mesmo gostará de ter essas sessões e ficará esperando por elas durante o dia todo. Uma das atividades que envolvem adestração com brincadeira que você pode fazer com o cão, é levantá-lo pela pata enquanto agradá-o. Dessa forma o cão não se sentirá ameaçado quando for manuseado.

Esta raça tem característica que podem fazer o cão tornar-se anti-social facilmente. Por isso, é importante que o cão esteja sempre perto de outros cães e até mesmo de outros animais, como gatos. O cão sentirá que é normal ele se relacionar com outros seres e não sentirá que eles são ameaças. Na verdade, a socialização canina é um dos principais fatores na adestração, principalmente se você está criando um cão para ser dócil e amigável para com as pessoas.

Como todas as raças, essa raça pode tornar-se autoritária se não for lembrada com frequência que ela não é a líder. O dono do cão precisa lembrá-lo que quem manda não é ele, e sim seu dono. Cães que se acham o líder da casa, normalmente têm adotam características que fazem dele um cão ruim de se adestrar. Por isso, assim como a socialização é uma aliada no processo de adestramento, a falta de disciplina do cão é uma vilã. É sempre importante corrigir o cão e não deixar que todas as suas vontades sejam feitas. O dono deve evitar dá para o cão tudo que ele quer, pois assim o cão saberá que a vontade do seu dono sempre irá prevalecer.

Saber o momento certo de castigá-lo

O castigo é muito importante para a adestração, desde que seja feito com cautela e sabedoria. Normalmente, agressões físicas fazem do cão mais obediente, contudo isso é resultado do medo de ser castigado. Na adestração, o cão é ensinado a agir corretamente para agradar ao seu dono e não pro medo. Saiba que, muitas vezes, uma simples ignorada que você dá para o seu cão é suficiente para castigá-lo. Talvez no principio ele não perceba que você o está ignorando para castigá-lo, mas é bem certo que com o tempo ele entenderá.

Adestre um Chow Chow você mesmo

Aqui no portal www.adestracaodecaes.com.br existem alguns artigos que vão lhe ajudar e muito no adestramento do seu Chow Chow.

  1. Por onde começar o adestramento de cães?
  2. Brinquedos que ajudam no adestramento de cães.
  3. A forma correta de recompensar o cão no adestramento.
  4. A forma correta de corrigir o cão.
  5. Seu cão dando a pata.
  6. A arte de ensinar o cão a sentar.
  7. Ensinar o cão a fazer as necessidades no local correto.

Informações como essa e outras além estão no curso fornecido pela cursos24horas. É importante o adestramento do seu cão ser feito por você mesmo, pois assim o cão não será adestrado por um desconhecido e, além disso, o cão se tornará ainda mais apegado a você. Por isso, faça o curso de adestramento de cães na cursos24horas, pois o investimento é baixo, mas o resultado é garantido. Vá até o banner do curso para inscrever-se:

Web

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.
Topo


Topo