6 Passos para ensinar o cão a buscar o que jogamos

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.

Ensinar seu cão como buscar o que você joga (como uma brincadeira) parece que deve ser uma daquelas coisas que é tão simples que não requerem nenhum esforço. Afinal, os cães gostam de brincar e agradar seus donos, e buscar envolve essas duas coisas – você apenas deve dar o primeiro passo, não é?

Resposta curta: Não.

Embora existam alguns cães que apenas parecem compreender a brincadeira e começa a perseguir e recuperar qualquer objeto que você jogue na primeira tentativa, a maioria não. Ou eles se sentam e olham para você, perguntando por que você iria jogaria fora um bom brinquedo, ou perseguem o objeto e trazem para você.

Então o que você pode fazer para ajudar o seu cachorro a entender a brincadeira? Aqui estão seis dicas testadas e verdadeiras.

Comece com a caça

Se seu cão é do tipo “sentar e olhar”, o seu primeiro objetivo é ensiná-lo a perseguir o objeto que você quer que ele busca. De um modo geral, existem três maneiras de fazer isso, dependendo do que motiva o seu cachorro: você pode oferecer-lhe carinho, mimos, ou brincadeiras.

Qualquer que seja o motivador que você usa, o processo é basicamente o mesmo. Incentivar o seu cão para ir após o item que você quer que ele busca. Quando ele a agarra, recompense-o com o seu motivador da escolha, em seguida, tomar o objeto de distância. Repita isso algumas vezes, em seguida, atirar o objeto a uma curta distância. Quando ele vai para ele, recompensa-o imediatamente novamente. Repita o processo até que você pode atirar de forma confiável o objeto e levá-lo a persegui-lo.

Adicionar motivação extra

Quer incentivá-la a dar caça ainda mais? Tente segurar suas costas depois de jogar o brinquedo. Ela vai naturalmente puxar contra você, especialmente se você oferecer incentivo verbal, enquanto ainda segurando-o. Depois de finalmente soltá-lo, ele vai correr feito um foguete.

Recuperando

Após o seu cão perseguiro objeto, o próximo passo é fazer com que ele traga-o de volta para você. Há uma série de coisas diferentes que você pode fazer, dependendo do comportamento do seu cão. Se ele não trouxer o objeto de volta, consiga um segundo objeto para jogar. Uma vez que o primeiro objeto é “apanhado”, mostra-lhe o segundo e jogue-o na direção oposta. Ele provavelmente não vai levar o primeiro brinquedo com ele, mas vai pelo menos se acostumar com a ideia de correr de volta para você depois que ele pegou o objeto.

Depois que ele fizer isso, tente ligar-lhe para voltar para você enquanto ele está segurando o objeto e pedindo-lhe para deixá-lo cair. Se você mostrar o segundo objeto, ele provavelmente vai soltar o primeiro a correr atrás dele. Eventualmente, ele vai aprender que, se ele volta para você e solta o objeto, você vai jogá-lo novamente.

Evitar “manter afastado”

Para os cães que gostam de pegar o objeto e fugir com ele, uma corda pode ajudar. Uma vez que ele pega o objeto, puxe-o para você ou para longe de seu cão com a corda. Isto deve incentivá-la a segui-lo. Mesmo que ele não fizer isto, bobina a corda e acaricie-o quando ela chega perto, em seguida, atire o objeto novamente e repita. Faça isso por algumas semanas e seu filhote de cachorro deve se acostumar com a brincadeira naturalmente.

Obtendo o objeto de volta

Se o seu cão pára e deixa cair o objeto antes de chegar a você, vá até ele e oferecer carinho, em seguida, atire o objeto mais uma vez. Se o problema é que ele não vai deixar ir, diga a ele para soltá-lo e coloque um petisco em seu nariz. A maioria dos cães vai cair o objeto para comer o petisco.

Escolha algo seu cão gosta

Talvez a regra mais importante de todos – o seu cão não vai correr atrás de alguma coisa, a menos que ela realmente quer, então sinta-se livre para experimentar com diferentes objetos (bolas, varas, ossos de borracha) até encontrar uma que ele está interessado.

Nunca é demais apoio extra

Toda ajuda é bem vinda e portal está com os comentários livres para isto. Vale lembrar também que recomendamos que você faça um curso de adestramento de cães e indicamos o curso da cursos24horas, pois é um curso online, mas que possui todos os recursos que um curso presencial possui, como certificado e instrutores, por exemplo. Portanto, vá até o banner do curso e boas aulas!

Curso de Adestramento de Cães

Curso de Adestramento de Cães

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.
Topo


Topo